Por isso, para este artigo, o desenvolvedor back-end levado em conta, é o desenvolvedor de aplicações web. Por isso, é importante que esse desenvolvedor também se preocupe com a experiência do usuário. Desse modo, os conceitos que trabalhamos aqui — de front, back e mobile — se tornam valiosos. Com o crescimento da nuvem, cada vez mais recursos e aplicativos são oferecidos https://puce-rabbit-htm46z.mystrikingly.com/ nesse paradigma, o que requer a criação de sistemas modernos com os conceitos inovadores de desenvolvimento web. A parte mais robusta e complexa da lógica de programação de um site vai ser definida pelo que chamamos de back-end. Trata-se das funções dos bastidores de uma aplicação web, a infraestrutura por trás do que está visível para as pessoas usuárias.

front e back end

As principais práticas de segurança de back-end incluem codificação segura, criptografia de dados confidenciais antes e depois da transmissão e sistemas seguros de autorização e autenticação. No front-end, um navegador ou aplicativo cliente armazena dados em cache como uma imagem de cabeçalho na primeira vez em que o usuário os acessa. Na próxima vez que acessarem o mesmo https://pl.enrollbusiness.com/BusinessProfile/6632531/curso%20de%20teste%20de%20software conteúdo, o front-end carregará os arquivos em cache para melhorar o desempenho. Pense no front-end como o exterior de um carro e no back-end como todo o maquinário interno. Um carro bem projetado só funcionará perfeitamente se o maquinário interno funcionar do jeito certo. No entanto, certos aspectos do design exterior também contribuem para a velocidade e o desempenho.

Entendendo o Front End e o Backend

Portanto, por trás da interface gráfica do realizador, o back-end está sempre agindo. Em termos práticos, utilizando o exemplo do formulário de login, o back-end recebe os dados que foram digitados e enviados via rede. Então, ele os processa e verifica se aquelas informações constam no banco de dados da aplicação. Eles podem usar estruturas de front-end e criar páginas visualmente atraentes. Eles desvendam os pontos problemáticos do usuário à medida que interagem com o aplicativo.

  • No entanto, a escolha de começar pelo back-end ou pelo front-end depende das habilidades e interesses pessoais de cada um.
  • Embora, outrora, essas funções fossem atribuídas somente ao web designer, hoje, os donos de negócio podem fazer ações de front-end também em seus sites.
  • Para essas funções, o front envolve o uso de linguagens como HTML, CSS e JavaScript — linguagem mais usada (67,7%) em projetos web, segundo pesquisa de 2020 do Stack Overflow.
  • Ela é a base fundamental de um site e é usada para definir a estrutura e conteúdo de uma página web.

No Front-End, elas são executadas no dispositivo que o usuário tem em mãos, enquanto rodam no servidor da empresa no Back-End. E se o visual do seu site não estiver de acordo com a linha visual da sua empresa, a quem você deve recorrer? Por mais que os trabalhos referentes às adequações de front-end e back-end não fiquem por conta do dono da empresa, apontamos aqui por que ele precisa conhecer cada uma delas mesmo assim.

Linguagens front-end

Um exemplo que pode facilitar o entendimento sobre as diferenças Front-End e Back-End é um carro. Assim como um sistema ou página na web, esse veículo tem partes que podem ser https://acertdglobalplatform.mn.co/posts/54110823 vistas pelo usuário e outras que ficam escondidas, mas ainda assim são essenciais. Afinal, é preciso conhecer essa tecnologia e entender suas evoluções para programar para web.

  • Como uma linguagem de programação, envolve lógica típica, com funções, eventos e variáveis.
  • São diversas as carreiras que surgem nesse meio, sempre com boas oportunidades em empresas de todos os portes e salários bem atrativos.
  • O armazenamento em cache guarda temporariamente cópias dos arquivos do aplicativo, o que facilita a recuperação na próxima vez em que forem necessários.
  • Para quem gosta de trabalhar com design e criar interfaces agradáveis e intuitivas, o front-end pode ser uma escolha interessante.
  • Existe também um tipo de desenvolvimento focado em dispositivos móveis, que é relevante sobretudo para as pessoas que lidam com front-end.